sábado, 8 de novembro de 2014

SideCut Ou Undercut

Para quem usa, é um corte de atitude; para alguns profissionais, uma moda criada por pessoas doentes

Undercut ou sidecut hair. Estas são as palavras que estão fazendo, literalmente, a cabeça dos jovens mais modernos. O nome refere-se ao corte de cabelo em que a pessoa raspa total ou parcialmente a lateral do próprio cabelo, deixando o restante intacto. Tal corte também pode ser feito por baixo do cabelo, na nuca.
Usados na maioria das vezes por garotas, o undercut e o sidecut hairficaram conhecidos no Brasil depois que a modelo anglo-brasileira Alice Dellal e a atriz Guilhermina Guile aderiram ao corte. Os mesmos também foram utilizados por cantoras famosas, como Rihanna, Pink, Kelly Osbourne e até mesmo a filha de Madonna, Lourdes Maria.


A expressão undercut vem do inglês under e cut e quer dizer minar. Quando escritas separadamente, o significado muda e passa a ser em corte, enquanto que, o sidecut quer dizer costilhar, e que escrito separadamente significa corte lateral. Criado nos anos 70, o sidecut foi extremamente usado pelos punks da época, tornando-se popular com o cantor David Bowie e comumente confundido com o famoso moicano. Mas o que nos Estados Unidos já era comum há muito tempo entre homens e mulheres ousados, no Brasil só virou febre agora. 

Mas não foi por causa da moda que a técnica do Instituto de Botânica de São Paulo, Karine Fernandez Rivelino, fez o corte. Segundo Karine, ela se inspirou ao ver o corte no blog da maquiadora Paola Gavazzi.
“Eu aderi ao sidecut desde o ano passado e fiz porque me deu muita vontade mesmo! Depois que eu desencanei de ter cabelo comprido baseado naquele padrão machista que a sociedade impõe, acabei por começar a me jogar nos cortes mais diferentes. Comecei a ver um undercut aqui, outro ali, até que vi o sidecut da maquiadora Paola Gavazzi e curti bastante, pois era bem diferente dos que eu já tinha visto, além de ser discreto. Aí decidi fazer. Minha cabeleireira não quis, mas eu estava pagando, não é mesmo? Enfim, estou super feliz com meu sidecut e não ligo se está na moda, pois não sofro da síndrome do underground”, afirma Karine.

Além disso, Karine acha que a pessoa que adere a esta moda é porque gosta mesmo, e quando perguntam se ela teve problemas em arrumar seu atual emprego ou de se acostumar com o corte, ela responde que não. “Tenho total liberdade para exibi-lo no meu trabalho, sendo que não foi nem um pouco difícil de acostumar. Até porque ele pode ser escondido com facilidade, não dá para enjoar! Ah, e os homens de cabelo comprido também já usavam esse corte muito antes de ter virado moda. O que me deixa feliz é ver que a brasileira está ousando mais, rompendo certos padrões”, conta a técnica.
A operadora de caixa, Cristiane Marafanti, foi mais corajosa ainda. Ela mesma cortou os cabelos no começo do ano e diz pretender ficar com o corte por mais algum tempo. “Eu mesma dividi, separei e meti a gilete, mas eu sempre tive cabelo vermelho, sendo que a parte da nuca faz anos que constantemente mudo a cor. Com o tempo, essa parte foi estragando, até ficar elástica, devido à descoloração. Passei tinta preta no cabelo, mas não resolveu muito, e aquilo me incomodava”, relata. Ela ainda afirma que o corte só trouxe benefícios ao cabelo. “Ele tirou todo o volume do meu cabelo, melhorou o aspecto.”

A estudante de História da Filosofia, Cristiane Aline Mellado, já usou o corte aos 15 anos de idade, sendo que na época ela nem sabia ao certo o que era o sidecut. “Na época a galera tinha uma visão diferente, não é como hoje, que passa este assunto em programas de massa sobre como fazer o corte”, cita Cristiane. 
DISTÚRBIO
Entretanto, apesar da fama de ser um corte de cabelo fácil de fazer e cuidar, na opinião de alguns profissionais que estudam o comportamento humano, o ato de aderir ao corte pode significar até mesmo problemas psicológicos.

A psicopedagoga Eliana Porto Lopes explica que a pessoa que faz este tipo de corte pode estar apenas querendo chamar a atenção. “Não é normal um corte desse tipo, em alguns casos pode significar até mesmo um distúrbio comportamental, depressão ou autoflagelo, por não se considerar uma pessoa comum. A moda é muito ingrata, uma coisa que está moderna hoje, pode não estar amanhã e, com certeza, a garota que fizer isso por moda, vai se arrepender mais tarde”, afirma Eliana.
Todavia, as pessoas que quiserem aderir aos cortes precisam ter muita personalidade e estilo. É o caso da blogueira, Letícia Fernandes, do blog “O que ousar”. Ela ainda não raspou os cabelos, mas está louca para fazê-lo. “Já faz algum tempo que estou de olho nesse corte de cabelo, pois acho lindo e diferente para quem tem as madeixas longas. Para me acostumar com a ideia, tenho usado a lateral presa.”

INDICAÇÃO







As pessoas que tem cabelos compridos e lisos podem comemorar. O corte radical costuma cair muito bem para quem possui as madeixas com este perfil, porque aparece mais, e assim, quando o cabelo cresce, ele não fica volumoso. O sidecut também pode ser usado por jovens que usam cabelos curtos, combinando com visuais mais femininos e maquiagens que destaquem os olhos. Lembrando que algumas pessoas costumam pintar o sidecut, cortar o cabelo em formatos de desenhos ou até mesmo fazer tatuagens no local, dependendo do estilo de cada um. Os cortes também são facilmente camuflados quando a pessoa usa a cabeleireira solta.
Alguns profissionais de salões de beleza não costumam fazer o undercut hair em sua clientela. Mas a cabeleireira Roseni Borges já foi mais atrevida. Não apenas concorda em fazer o undercut em suas clientes, como ela mesma já aderiu no passado.

“Quando eu era mais jovem, eu trabalhava em uma empresa na qual sempre tínhamos que usar toucas e boné. Depois de fazer o undercut, eu prendia os cabelos, colocando o boné por cima e, assim, meu chefe sempre achava que meus cabelos eram curtíssimos. No dia que ele me viu almoçando de cabelo solto, assustou e perguntou: mas como você vem de cabelo curto um dia e comprido no outro? Quando eu mostrei a minha nuca, ele entendeu o mistério.”

Mas, se depois de ler todo este texto você ainda não criou coragem de cortar as madeixas no estilo sidecut, saiba que ainda pode fazer um sidecut falso! A blogueira Letícia dá a dica: “É só puxar todo o cabelo para trás, de um dos lados. Depois prenda esta parte do cabelo com grampos, jogando o restante para o outro lado da cabeça”. De acordo com Letícia, o maior receio das meninas ainda nem é tanto fazer o corte, mas a reação dos namorados.
Para as pessoas mais conservadoras que não querem mudar o corte de cabelo de jeito nenhum, vai outra dica: respeite pelo menos. O mais importante de tudo, independentemente de gostar ou não do sidecut é a educação que todos queremos receber uns dos outros. Pense nisso antes de olhar torto!
 A Blogueira Karen (Kah) do canal  E ai Beleza? também fez o sidecut
 Miley Como sempre pensando no proximo dou um pedaço de seu cabelo para uma caridade
Varias famosas aderiram a moda do sidecut
 Avril também dou um pedaço de seu cabelo para uma caridade 

Sehziinha  













Rihanna dou um pedaço de seu cabelo para uma caridade
 Demi Lovato aderiu a moda do sidecut e dou um pedaço de seu cabelo para uma caridade

2 comentários:

  1. Oi linda tudo bem?
    Gostei muito do post super informativo e essa tendencia está com tudo atualmente(acho lindo)
    Já estou seguindo,poder seguir o meu blog também?
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir